CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

Por Dr.Mauro Montaury.

 

Baseado no grau de vitalidade que apresentam, na sua constituição e composição, no     seu preparo:

Alimentos Vivos são os que geram a vida e os que ativam a vida.

Os Alimentos Vivos, Biogênicos e Bioativos são geradores de saúde dentro do ser humano e geram vida saúdavel, qualidade de vida e são a base dos grandes longevos da humanidade.

Alimentos Biogênicos são o que geram vida, dão vitalidade as células e regeneram-na, pois são ricos em aminoácidos, enzimas, hormônios vegetais, vitaminas, oligo elementos.

Sãos eles: Germes e brotos dos grãos, dos cereais, das leguminosas, das ervas, das oleaginosas, das hortaliças.

 

São de fácil digestão e ajudam aos mecanismos de desintoxicação do corpo.

CEREAIS + HORTALIÇAS = PROTEINA VEGETAL COMPLETA

Alimentos Bioativos são alimentos que ativam a vida, são a base ideal da nossa alimentação e estão na natureza durante milênios e são o sustento de várias civilizações. São consumidos crus, maduros, de molho ou cozidos.

 

São eles: Hortaliças, leguminosas, oleaginosas, frutas, bagos, grãos, cereais.

Alimentos Bioestáticos eles diminuem a vida. São assim chamados devido ao fato de sua força vital ser reduzido pelo tempo (alimentos in natura armazenados), pelo resfriamento (refrigeração, congelação, câmara fria) ou pelo aquecimento (calor, cozimento).

 

São eles: Peixes, frutos do mar, ovos, aves, carne animal branca, carne animal vermelha, leite de origem animal e queijos.

 

O leite de cabra e derivados são menos alergênicos e de mais fácil digestão, metabolização em relação ao leite de vaca.

 

Os lácteos embora sejam alimentos bioestáticos, quando produto de animal vivo da mesma espécie exerce uma função de manter vivo e nutrir a espécie animal em questão.

 

A amamentação geralmente é por tempo limitado. O homem entra neste sistema e se alimenta de leite diferente da sua espécie de bebê até idoso. O processo digestivo, metabólico e absortivo sofrem esta interferência durante toda a vida. Estes processos podem ser minimizados quando sofrem metabolizações e quebras moleculares em leites acidificados, iogurtes e coalhadas.

 

Os alimentos bioestáticos exigem grande esforço para ser digeridos e sobrecarregam, entopem o nosso corpo no seu processo de digestão, metabolização e absorção.

Estes alimentos estão ligados aos nossos hábitos sociais e garantem o funcionamento mínimo do organismo provocando envelhecimento das células. Não fornecem regeneração, pois não são substancias vivas. Normalmente aumentam os lipídios (colesterol, triglicerídeos), os produtos do metabolismo protéico, ajudam a aumentar o peso, além de serem estimulantes à proliferação celular normal ou anômala.

 

A proteína animal embora contenha aminoácidos essenciais é alimento unilateral (incompleto na sua composição de vitaminas, carboidratos complexos, oligoelementos, sais minerais, porque não tem substâncias vitais) e entra em putrefação no meio ambiente quando exposta para consumo. Diferente de uma folha vegetal (folha de couve). Soro de leite.

 

SUGESTÃO:

Soro de Leite, isto é, um produto de resíduo da fermentação de leite com baixo índice protéico e pela acidificação com limão coagula a proteína animal O povo chama de “talhada”, que é o coalho do leite geralmente da vaca. É produto que contém aminoácidos, peptídeos, quebras de proteínas e de mais fácil absorção pelo organismo. É um alimento usado por muitas civilizações. Geralmente é refugo, resíduo de fabricas de laticínios. Atualmente pesquisadores estão chamando de SORO DA MEMÓRIA (reinventando a roda).

Receita: 1 limão mais 1 litro de leite, serve leite vital, de saquinho tipo A ou B, que não sofreu os processos industriais e o acréscimo de substâncias químicas, que destroem a força vital que a vaca passa para seu rebento pelo seu leite. 

Modo de Fazer:

Para cada litro de leite, misture o suco de um limão inteiro. Deixe descansar de seis a doze horas, de noite para o outro dia, fora da geladeira, até talhar. Depois, separe a parte sólida da líquida com uma peneira bem fina. A parte líquida é o soro.

O soro pode ser guardado de três a cinco dias na geladeira. Também pode ser congelado durante três a seis meses.

Fica com gosto de limão. Pode ser misturado a uma fruta ou a um suco de fruta.

A melhor hora para tomar esta sopa de peptídeos é de manhã, e não à noite, horário que o organismo tem dificuldade de absorver proteínas e gorduras.

 

Tome 1(um) copo=100 ml 3 a 5 vezes por semana.

Como é proteína animal e derivado do leite de vaca tem que ser tomado aos goles como se fosse sólido e insalivado na boca para estimular glândulas digestivas da boca, a primeira digestão.

Autor: Mauro Montaury de Souza

Por Mauro Montaury Data:Nov 2, 2009 Comments :
 

1 Comment for this post

 
sun and wind power solutions Says:

Actually one of many challenges which people beginning a brand new on-line firm face is that of acquiring visitors to their internet site.

 

Leave a Reply